top of page
Buscar
dudesiuffo

20 lições do meu aniversário de 20 anos

Mês passado foi o meu aniversário. Fiz 20 anos.


Ah! Eu sei, pouquinho, né? Ainda nem sei o significado de algumas siglas de impostos, nem como pedir pizza no telefone sem gaguejar!


Não me senti tão mais velha. No entanto, talvez por causa do contexto pandêmico, eu tenha passado o dia bem reflexiva. Antes de dormir, quando meu dia já havia terminado e já estava para começar o de outra pessoa, tentei fazer um filme mental da minha vida, de tudo que eu passei, senti e de todas as pessoas que conheci (não foi minha intenção rimar).

O resultado, então, foi esse: eis, aqui, 20 coisas que aprendi ao longo dos meus nobres e curtos 20 anos.

____________________________________________________________________


1. Tudo bem você ser meio superficial às vezes;

Nós vivemos em uma sociedade que exige cada vez mais nosso posicionamento a respeito de tudo e de todos. Mas, sinceramente, e se eu não quiser me posicionar? E se eu, simplesmente, quiser apenas assistir a um reality show bobo ou ouvir a história de Saulo Pôncio e Gabi Brandt por puro entretenimento, sem ter que procurar críticas sociais implícitas ou analogias filosóficas? Claro que, quando desenvolvemos nosso senso crítico, formar opiniões a respeito de ideias se torna algo involuntário e inerente a nós. Por outro lado, a gente pode, de vez em quando, permitir-se uns momentos de relaxamento, de ócio, de superficialidade... Isso não nos torna menos inteligentes do que uma pessoa que assiste filmes do Godard ou lê Clarice Lispector. Relaxa, cara!


2. Os cachorros são, realmente, os melhores amigos do homem;

Sim, eles são. Ou melhor, elas são. Durante muito tempo, eu achei que os filmes exageravam ao mostrarem a relação entre uma pessoa e o seu cachorro. Porém, é tudo verdade. Eles estão sempre ao nosso lado, sabem quando estamos tristes e nos confortam nos momentos que mais precisamos. É um amor tão puro...

Ok, eu poderia passar o dia fazendo propaganda canina... Nah, melhor deixar que vocês descubram por conta própria como é mara ter um catiorito :)


3. O momento em que você para de se importar com a opinião alheia é o momento no qual você se liberta;

Não pense que você é uma estrela: as pessoas falam de você menos do que você pensa. É a tal da paranóia, né? Achamos que a todo momento estamos sendo observados ou julgados quando, na verdade, as pessoas não estão nem aí.

O momento em que você se dá conta disso é o momento da sua epifania.

Claro… as pessoas sempre terão uma opinião sobre você e nem todos farão comentários positivos, mas quem liga? Eu hein! Quem paga minhas contas é minha mãe, só a opinião dela sobre minha roupa é a que importa mesmo!



4. Você pode ser muito bom em várias coisas, basta se dedicar;

Parece meio óbvio. Mesmo assim, muita gente não entende (tipo eu, há alguns anos). Não precisamos, necessariamente, ser apenas bons em várias coisas, podemos ser excelentes! Tem tanta gente poliglota, que toca vários instrumentos, que entende de vários ramos da arte...

Eu disse uma vez e falo de novo: nós temos múltiplas esferas e podemos explorá-las ao máximo. Entretanto, aprendizado requer esforço e dedicação e nem sempre temos paciência para isso. Como é aquela frase de quadro mesmo? Insista, persista e nunca desista! (#focoforçafeeferias)


5. Responsabilidade emocional é algo a ser levado a sério;

Seríssimo! Sabem aquela frase do "Pequeno Príncipe"? "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas". Então! Não brinque com os sentimentos das pessoas, nem as deixe confusas só porque você está confuso. Um dia, pode ser que te façam o mesmo e, pode acreditar, a sensação será a pior possível.


6. Falar de política pode ser legal se você não for chato;

Eu costumava evitar falar e ouvir sobre política, pois não gostava. Que chatura esse povo brigando por figuras governamentais que a gente nem conhece pessoalmente!

Contudo, quando você começa a ler (nem que seja um pouquinho) sobre política, vê que a discussão é muito maior que essa. Políticos são apenas uma parcela do assunto. Tem muito mais assuntos do que imaginamos nesse panorama e isso pode tornar a discussão bem mais intrigante e reflexiva, caso você saiba como conduzi-la. Além disso, como eu disse na lição 1, no momento em que você adquire senso crítico, o "fazer política" se torna inevitável, mas não, necessariamente, insuportável.


7. Amizades acabam. Lide com isso;

Tudo na vida ocorre em ciclos, que nascem, crescem e terminam. O mesmo vale para as amizades: pode ser que um dia o amor que você sentia por um amigo se esvaia, pois os dois já não serão as mesmas pessoas da época em que a amizade começou. Vai doer, vai partir seu coração, vai te fazer chorar muito. Contudo, uma hora isso passa e você começa a lembrar desses amigos com carinho, não mais com rancor ou tristeza. Realmente, antes isso tudo do que ter que ficar lutando para ter um lugar na vida de alguém!

Ah, e não se preocupe, amizades caem sim do céu, sim! É só ter paciência para o momento em que isso acontecer :)


8. Existem inúmeras formas de amor. Por isso, nem sempre a sua forma de amar será compatível com a de outra pessoa;

Nem sempre vai dar certo, por mais que você tente. Às vezes, o amor simplesmente não encaixa.


9. Você pode ser altruísta e egoísta;

Tudo bem permitir-se uns momentos de egoísmo, tipo pegar o último pedaço da pizza ou querer comprar uma coisinha um pouco acima do preço... Ou até levar em consideração o seu bem-estar antes de considerar o do outro. Às vezes, o altruísmo em excesso faz com que a gente se diminua para aumentar o outro e olha o mal que isso faz para nós!!! Precisamos, sim, pensar nos outros, porém, sem nunca esquecermos de nós mesmos.


10. Uma verdade amarga é melhor do que uma mentira doce;

Sejamos honestos: uma mentira sai da nossa boca com muito mais facilidade do que uma verdade (ou talvez eu mesma tenha uma facilidade para mentir e isso é muito suspeito. Pronto! agora vocês podem pensar mal de mim e agora perderei fãs porque todo mundo vai achar que eu sou uma mentirosa e ai meu deus...!!!).

Por outro lado, pequenas mentiras tornam-se grandes mentiras. Uma hora, inclusive, elas podem se virar contra você. Então, não só a pessoa a quem você contou essas "pequenas grandes mentiras" é magoada, como você também é. Não precisamos contar tudo que sentimos - isso pode ser meio difícil. Entretanto, podemos ser sinceros com as pessoas sobre o que queremos, jogar todas as cartas na mesa.


11. Não há porto seguro melhor que sua casa e sua família;

“Ohana quer dizer família, família quer dizer nunca abandonar”... Vão ter muitas brigas, discussões, diferenças... No entanto, no final do dia, é com a família que temos a certeza de que podemos contar.


12. Não se comprometa a algo se você não tem tempo ou vontade;

NÃO FAÇAM ISSO, POR FAVOR.


13. O seu passado está constantemente te influenciando, você só não pode permitir que ele te controle;

É isso, a frase já diz tudo, né? Não vou me prolongar aqui não :)


14. Conhece-te a ti mesmo continua sendo a melhor frase de filosofia;

Estudei muito na época do vestibular sobre autoconhecimento (era um tema provável de cair na prova) e continuo lendo sobre isso até hoje. Sócrates estava certo: conhecer a si mesmo é a melhor forma de conhecer os outros e o mundo. É a porta de entrada para estabelecermos relações melhores com nosso próprio ser e com outras pessoas, pois a forma como nos vemos reflete no modo como enxergamos o outro.

Além disso, depois de finalmente nos entendermos mais (gostos, preferências,), até imagem que temos sobre nós mesmos melhora.

Valeu, Sócrates!


15. "Eles passarão, eu passarinho";

Não tenho mais pressa. Não tenho mais ânsia em realizar imediatamente todos os meus sonhos. Não tenho mais afã para ser produtiva o tempo todo. Não tenho nem mais urgência em me formar.

2020 mostrou que o tempo é incerto e que nem sempre as coisas acontecem como esperado. Além disso, mostrou que cada um tem seu ritmo: uns mais rápidos, outros mais devagar. É algo natural. Então, enquanto uns correm, prefiro andar. Quero poder observar a paisagem no meio do caminho, à medida que cresço, criar meus sonhos com calma e ver a vida com mais serenidade.

Tempo é arte. Precisamos apreciá-la enquanto podemos.


16. Pessoas especiais encontram pessoas especiais;

Todos nós somos especiais (own), mas o "porquê" de sermos especiais varia de pessoa para pessoa. Por isso, quando encontramos alguém que seja especial da mesma forma que nós, acontece o tal do encontro de alma. É quando nosso coração, finalmente, ganha um espelho, pois é refletido no coração de outro(s).

Não estou falando no sentido de encontrar a tampa da panela ou a metade da laranja. É algo maior que isso, que não está limitado apenas a uma única pessoa: tem várias faces, assim como nós.


17. São muitos "nãos" que você vai receber até chegar ao "sim";

É verdade. Muitas portas serão fechadas, você perderá muitas oportunidades e muita gente que também não vai gostar de você. Entretanto, depois de váaarios "nãos", o "sim" finalmente chega. Acredite, quando isso acontecer, vai ser incrível.


18. Tudo bem se você não conseguir salvar o mundo;

Eu queria muito salvar o mundo, as pessoas. Eu tinha esse ideal de fazer uma diferença para a humanidade. O problema é que eu não sabia nem por onde começar. Um dia, porém, li um livro no qual a protagonista tinha esse mesmo desejo, e uma outra personagem disse para ela que "se você quer mudar o mundo e fazer a diferença, não precisa ir longe. É só olhar em seu próprio quintal, para as pessoas que precisam de você". Foi aí, então, que eu entendi.

Eu não preciso, imediatamente, viajar quilômetros e quilômetros para causar algum impacto positivo na sociedade e ajudar alguém. Basta apenas olhar ao meu redor, para as pessoas que eu amo, que estudam comigo, que contam comigo. Esse é o meu começo.


19. Não é clichê: gratidão é uma palavra importante;

Não dá para abraçar o mundo com as pernas, nem para fazer tudo que queremos. Porém, é o que eu disse antes: olhe ao redor. Tem tanta vida em volta de nós. Tem amor, amizade, família, amigos, conquistas, sonhos, histórias. Temos um mundo inteiro bem na nossa cara e, infelizmente, não valorizamos isso. Às vezes, queremos mais, sem olhar para o que temos e sermos gratos por isso.

Temos esse problema de valorizarmos tudo que não temos. Isso é injusto com as coisas que temos. Eu queria mais amigos, mais amores, mais sabedoria, mais conquistas, mais desejos, mais aceitação. Eu dizia que era ambição e frustrava-me por não conseguir tudo que queria. No entanto, existe uma linha tênue que separa a ambição da insatisfação: a primeira nos leva à realização pessoal, enquanto a última, à frustração.

Coisas boas ainda estão por perto, acima, ao lado, abaixo de nós. Elas bastam, elas nos farão felizes.


20. Sonhos mudam.

Raul Seixas estava certo: somos metamorfoses ambulantes. Ora, se estamos em um constante processo de resiliência, é mais do que normal nossos sonhos mudarem também. Isso porque, às vezes, temos grandes aspirações as quais, infelizmente, demandam sacrifícios de coisas que nem sempre estamos dispostos a abrir mão. Assim, nós mudamos nossos sonhos - ou melhor, adaptamo-os - para neles caberem outros sonhos e as coisas das quais não queremos abrir mão. Não há nada de errado nisso. Mudar os sonhos nem mesmo nos torna fracos ou covardes. Não estamos desistindo de um "bem maior". Estamos, apenas, ajustando-o à nossa realidade e a outras aspirações.

_________________________________________________________________


20 voltas completas da Terra, 20 verões, 20 carnavais, 20 aniversários, 20 lições.


Demorei para postar esse texto porque não sabia como terminá-lo e, honestamente, ainda estou em dúvida quanto a isso. Poderia passar o dia falando de todo o aprendizado que tive ao longo dos anos e de todos os outros ensinamentos que estão por vir. Ainda tenho histórias não contadas, amores não correspondidos, amizades que estão amadurecendo e sonhos para se realizarem (e mudarem). Talvez um dia eu vos conte. Por enquanto, guardarei meu futuro para mim mesma.






132 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

3 Comments


nessabrites
May 05, 2021

Essas fotos aqueceram meu coração, lembranças de uma época incrível! 😊

Like

jamilicerqueira
Mar 28, 2021

Quase um protótipo de um livro!!

Like
jamilicerqueira
Mar 31, 2021
Replying to

Por nada! O ensejo sobre "Rainha do gelo" além de a história ser muito empolgante o filme não perde tempo e ficou muito bom de assistir. Recomendo também 😃;)

Like
Post: Blog2 Post
bottom of page