top of page

CRÔNICAS

PRIMEIRA VEZ DA PRIMEIRA VEZ

Ainda me lembro da minha primeira vez. Eu era adolescente e aconteceu numa sala de aula, como nos filmes. Estava tão nervosa que não conseguia pensar em mais nada. Minhas mãos suavam, minhas pernas se agitavam e eu não sabia o que fazer...

CONFISSÕES DA MADRUGADA

Já passa de meia-noite e não consigo dormir. Não sei qual o problema, meus olhos doem um pouco pedindo uma pausa, mas minha mente está tão agitada que o sono não tem espaço nela. Devo contar carneirinho? Nah, isso só funciona nos filmes...

DEPOIS DA SAUDADE

Acabei de falar por facetime com meus amigos. Disse a mim mesma e a eles que estava bem, mas, ao final da ligação, meu sorriso foi embora e senti uma melancolia chegando.
Estou com saudades...

ELEMENTO(S) X

Não estou nem perto de ser uma anciã, mas já vivi tempo suficiente para receber a pergunta mais amedrontadora de todas: “O que você quer ser quando crescer?...

A ESCOLHIDA

Era uma vez uma princesa. Não de 1743, já que ela não sobreviveria numa época em que as pessoas não tomavam banho direito nem tinham remédio para cólica. Então, uma dama de algum período...

SUÍTE N°1

Honestamente, sempre soube que não éramos uma orquestra sinfônica.
Cada um tinha seu gosto, seu tom. Um constante descompasso, sem sintonia, uma discussão incessante sobre o melhor ritmo...

AD ASTRA

Eu cresci ouvindo que o sol era lindo. A estrela mais brilhante, bela, poderosa e capaz de trazer vida ao mundo. Sempre tão reluzente, celestial, perfeito…

AS LUZES (OFUSCANTES) DO CARROSSEL

O carrossel sempre foi a minha atração favorita do parque de diversões.
Tão calmo, tranquilo, sereno… tudo nele me alegrava. Desde as luzes brilhantes até os infinitos giros nos cavalinhos, ao som de uma música que se repetia incessantemente...

ANÁLISE SINTÁTICA E GRAMATICAL DO SUJEITO

Pois é, tem muuuuito tempo que eu não escrevo. Então, antes de entrar em qualquer espiral de pensamento, peço desculpas aos meus (três únicos) fãs pela minha ausência. Assim como vocês, eu também sinto falta dos meus textos

ESTUDO CIENTÍFICO SOBRE AS CORRENTES DO AMOR

Amor. Amour. love. Amore. Liebe. Inúmeras traduções para um sentimento que nem o mais célebre neurocientista saberia descrever precisamente. Tantas partes do corpo são ativadas quando estamos apaixonados, tantas emoções diferentes são despertadas...

A QUEDA DA RAINHA

Antes do surgimento de Frozen, era contada a história de outra rainha do gelo, em algum reino distante e fantástico.
A lenda diz que a rainha tinha um coração de gelo que não derretia de jeito algum. O povo a temia, chamavam-na de fria, insensível, distante. O súditos não gostavam da sua rainha devido ao seu coração gelado e à sua seriedade. Alguns tinham até medo de olhar em seus olhos e se tornarem esculturas de gelo.

OS SEGREDOS DE NETUNO

Certo dia, ao navegar pelo Youtube, após passar por vários vídeos aleatórios (tipo gatos se assustando com pepinos ou 50 fatos sobre Michael B. Jordan), esbarrei em um que mostrava estranhos compartilhando seus segredos, anonimamente.

DESVIO DE VERBO COM A MUDANÇA DE NÚMERO

Eu sei, eu sei... Estou um pouco atrasada para fazer uma retrospectiva de 2020 e estabelecer minhas metas para esse ano que chegou, mas, antes tarde do que nunca, né?
Cá estou e… Uau!!! Um ano inteiro se passou e parece que ele nem aconteceu. Na verdade, parece sim que aconteceu, porém, não da forma que eu queria.

PIGMALIÃO E GALATÉIA

Certa vez, conheci um pintor.
Por um tempo, ele coloriu meu mundo. Gosto de cores frias, azuladas. Ele prefere tons quentes. Mesmo assim, suas mãos são tão geladas quanto violeta. Juntos, formávamos um contraste perfeito de cores. Ele me iluminava. Tirava-me dos tons gélidos. Me aquecia.

20 LIÇÕES DO MEU ANIVERSÁRIO DE 20 ANOS

Mês passado foi o meu aniversário. Fiz 20 anos.
Ah! Eu sei, pouquinho, né? Ainda nem sei o significado de algumas siglas de impostos, nem como pedir pizza no telefone sem gaguejar!

TE ENCONTRO MAIS TARDE

Desculpem o sumiço.
Tentei escrever, mas não consegui pensar em nada. Fiz rascunhos de crônicas amorosas, inventei histórias de corações partidos, mas que não tinham um final satisfatório, apaguei trechos de cartas de amizade, idealizei declarações de amor, sem encontrar as palavras certas. Tentei de tudo. Depois parei de tentar.

MANIFESTO POLIGÂMICO

Eu já tive um amante.


Pois é, Pois é. Durante anos, mantive dois relacionamentos ao mesmo tempo, e, sendo bem sincera, não me arrependo das escolhas que fiz. Amava ambos, não tinha coragem de deixar qualquer um dos dois, porque eles me faziam muito feliz e me completavam à sua maneira. Cada um tinha uma singularidade apaixonante: um me trouxe delicadeza, equilíbrio, postura…

ONDE FILHA CHORA E MÃE NÃO VÊ (DA PLATEIA)

Quando eu era mais nova e dançava nos festivais de ballet, não aceitava dançar menos de cinco coreografias (já dancei 11 uma vez!). Gostava da adrenalina de correr para trocar o figurino de uma dança para outra, de poder voltar ao palco inúmeras vezes num espetáculo de uma hora e meia, de aguardar na coxia a grande entrada para o número seguinte…

HIPÓTESES PARA (TENTAR) ALIVIAR O NOSSO CORAÇÃO

10:40 - mensagem enviada. Um tracinho verde.
Ele deve estar trabalhando, não pode usar o celular.

PRONOME DE DISTÂNCIA

“Quem é ela?”
Esta é N, minha melhor amiga!!

PARA FREUD EXPLICAR

Nesse dia, você havia voltado para minha vida. De alguma forma, estávamos em uma estrada e você me ofereceu carona. Aceitei.

EL LUGAR CORRECTO

Essa história é antiga, já registrada em inúmeras músicas, filmes ou até livros. Poderia dedicar qualquer uma dessas a esse dia, mas não farei isso hoje. Dessa vez, não haverá analogias à Delilah, ou a Jesse e Celine, nem mesmo a Allyson e Willem. Hoje, contarei sobre a minha aventura, com alguém que eu possivelmente nunca mais venha a encontrar.

O MITO DA CAVERNA

Sempre fui confortável com a minha realidade. Tenho o mar perto de mim, amigos a um quarteirão e, ao meu redor, pessoas que amo. Além disso, durante a vida toda, acreditei que a verdade em minha frente era absoluta. Estar onde estou é o certo, fazer o que faço é adequado e pensar como penso é conveniente.

NOITES COM DJAVAN

Esta noite, pouco antes de dormir, parei para ouvir um pouco de música. O modo aleatório me levou a Djavan.
Fechei os olhos e lembrei de você e das nossas noites.

LEI DE MURPHY

“Este encontro está indo muito bem, nada pode estragá-lo.” Pensei, empolgada comigo mesma, admirando a figura grega em minha frente. Droga, eu não costumo ser superficial, mas esse cara com quem estou saindo é simplesmente lindo demais. Fora que, dado o meu histórico masculino, o qual é tristemente marcado por sobrepor personalidade sobre aparência, eu realmente estava precisando de um homem desse para melhorar a minha autoestima.


Definitivamente será uma noite memorável.

MANIC PIXIE DREAM BOY E SUA TRILHA SONORA NO MEU CORAÇÃO

Não há como negar que Nocturne op. 9 nº 2 ressoava nos meus ouvidos quando te conheci. E manteve-se assim por um bom tempo.

(MAIS UMA) NOITE EM SP

Não é segredo que eu acho a grande São Paulo mágica. Lá, sinto que sempre presencio momentos inesperados, alguns lapsos de epifania, instantes de paixão (por algo ou alguém)... Em São Paulo, podem ocorrer inúmeras surpresas, capazes de mudar uma vida inteira, um pensamento, um sonho ou mesmo uma ideia.
Naquela noite, não foi diferente.

O MUNDO DOS HOMENS

“Você, com essa carinha de boneca de porcelana”
“Você namora?”

APENAS AMIGOS (?)

Eu e V. somos… amigos (¿).
Nos conhecemos no ano passado e, desde então, desenvolvemos algo como uma amizade.

COMO JÁ DIZIA HERÁCLITO...

Passei pelo IAMSPE hoje. 
Estava a caminho da competição quando olhei pela janela do carro e vi a enorme entrada do hospital.

CONVERSA ENTRE SOMMELIERS

Eu gosto de vinho. 
Frequentemente, tenho explorado nomes, cores e tipos diferentes dessa bebida imersa em uma aventura sensorial fascinante.

DESVIO DE VERBO COM A MUDANÇA DE NÚMERO - PT 2

Já é 2024!
Um ano inteiro se passou e, dessa vez, parece que ele aconteceu exatamente da forma que eu queria. Não fiz planos nem estabeleci metas, mas mantive o foco no que eu queria e, no final das contas, deu tudo certo.

SE EU QUISER FALAR COM DEUS

Oi, Deus. Sou eu de novo.
Há tempos que não conversamos. Aliás, há tempos que não lhe peço algo tão súplica e desesperadamente.

O DIA ANTES DE AMANHÃ

Minhas pernas tremeram quando soube que estava na festa. Senti vontade de vomitar quando te vi. Meu coração acelerou quando o seu olhar encontrou o meu.

O QUE NÃO TENHO DE MAIS

Sempre acreditei que eu fosse extraordinária. 
Posso até soar prepotente, mas pensava ter nascido para fazer grandes feitos, extrapolar os limites do céu e... Sempre me senti extraordinária.

Crônicas: Lista
bottom of page