Eu cresci ouvindo que o sol era lindo. A estrela mais brilhante, bela, poderosa e capaz de trazer vida ao mundo. Sempre tão reluzente, celestial, perfeito… Mas, acredito que os elogios o tenham tornado narcisista, porque nunca vi uma estrela tão… egoísta.
Sim, o sol é egoísta. Nunca perceberam que, no momento em que se cansa de nós, ele vai embora? Fica entediado da mesmice mundana e se põe, levando consigo todo seu brilho e beleza, deixando-nos apenas com os míseros resquícios de sua força. Porém, nós, ingênuos e tão hipnotizados por tamanha grandiosidade, somente nos curvamos sobre ele, aplaudindo-o enquanto se despede. A certeza do seu resplendor diário nos faz acreditar que o sol nos ama e, de bom grado, aquece nossos corpos a cada visita.
Por outro lado, o sol não entende os humanos. Torna o mundo colorido e nos faz crer que ele é, de fato, dessa forma. Contudo, a Terra não é perfeita, tampouco as pessoas que a habitam. E, mesmo assim, essa estrela brinca conosco, torna-nos dependentes da sua luz, faz com que imploremos sua volta. Será que o sol não percebe a nossa transformação após sua partida? Que somos diferentes no escuro?
Já a lua… Ah! Ela, sim, entende o ser humano. Pequena, solitária, sempre vivendo ciclos e em uma constante busca por brilho próprio. Imperfeita. É ela que nos ilumina na ausência do sol, cria um silêncio tranquilizante e permite que nós mesmos o preenchamos. A lua liberta as correntes invisíveis às quais o sol nos prende, deixando que ele a ofusque enquanto procuramos nossa própria luz.
Sinceramente, eu diria que o sol — assim como os Beatles, Açaí, Keanu Reeves e castelos — é superestimado. Não é nem mesmo a maior estrela de todas, porém, age como tal. É indiferente à adoração por ele e vai embora todas as noites quando passa a achar a vida humana desinteressante.
Mas, olha, permitam que o sol pense assim. Ele pode ir e voltar quantas vezes quiser e ainda saberemos que, no fundo, o único astro que brilha para nós, todos os dias, que não nos abandona não é uma estrela. Na verdade, é um satélite.
Sempre surpreende <3<3